quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Palavra da Célula - 22/08/2011 - 7 Sinais da Queda Inevitável


Pr. Almir Dias
No capítulo 22 de Lucas lemos a respeito dos últimos acontecimentos antes da crucificação de Jesus. Trata-se de um tempo decisivo no qual vemos em destaque o processo de queda na vida de Pedro. Creio que a seqüência e a progressão dos fatos na vida de Pedro são uma advertência para nós.  Veja - passo a passo - o que aconteceu com ele:

1º Ele confiou nos méritos próprios(autoconfiança) (Lc 22:31-34)
O primeiro degrau da queda é a confiança em si mesmo. Veja o que Paulo disse em Rm. 7:18 A vida Cristã vitoriosa consiste em permitir que Cristo viva em nosso lugar no dia a dia. Ele pagou o preço para ser o vencedor e agir em nosso lugar. Mas devemos aceitar e permitir isso.

2º Ele deixou de orar (Lc 22:39-46) 
Uma vez que a pessoa começa a confiar em si mesma o degrau seguinte é deixar de orar. Somente ora quem necessita. Se não dependemos de Deus também não oramos. A oração é o sinal ou a evidência de que dependemos de Deus. Se o inimigo tem conseguido calar sua boca, impedir seu louvor, tem minado seu tempo a sós com Deus, então a sua força começa a diminuir e ele poderá tomar lugar. Mc 14:38- O fato de Pedro dormir enquanto Jesus orava nos fala de apatia espiritual. Será o seu caso?

3º Ele agiu por conta própria (Lc. 22:47-53)
Pedro sacou da espada e cortou a orelha do soldado. Jo 18:10- Uma vez que confiamos em nós mesmos e deixamos de orar o resultado é que começaremos a agir segundo nosso entendimento próprio. Pedro agiu por conta própria sem a direção de Jesus atacando o servo do sumo-sacerdote. O resultado foi lastimável.

4º Seguiu Jesus de longe (Lc 22:54)

O próximo degrau é que Pedro começou a seguir a Jesus de longe. Seguir de longe é apenas um símbolo daquilo que acontece com muitos filhos de Deus hoje. Não estão envolvidos em um discipulado, não envolvem-se na célula e não aceitam ser cobrados por isso. Ficam de longe observando a obra como espectadores.
Outros sequer congregam. Hb 10:25- Deixar de congregar, de vir aos cultos, de ir à célula é uma atitude clara de afastamento. Podem ainda estar com o Senhor, mas querem ir de longe.

5º Ele assentou-se com Ímpios (Lc 22:55).
Quando não nos envolvemos na vida da igreja seguindo a Jesus de perto, facilmente nos assentamos na roda de escarnecedores. (Sl 1:1-2). Nos assentamos na mesa de escarnecedores quando:
*Gostamos de piadas imorais e conversas de baixo nível.
*Compactuamos com corruptos.
*Convivemos com ilegalidades.
*Arranjamos desculpas para adultérios e impurezas.

Um sinal perigoso de que alguém está caindo é quando ele perde o interesse por andar com pessoas espirituais. Normalmente rejeita os conselhos de líderes e para justificar sua atitude ele começa a depreciar os líderes da igreja se sentindo autorizado a agir com rebeldia uma vez que nenhum deles é perfeito.

6º Negou envolvimento com o Senhor (Lc 22:58).

“Mas ele negou diante de todos, dizendo: “Eu não sei do que é que você está falando”. Mt. 26:69-70. Aqui começa a queda. Há muitas maneiras de negarmos o Senhor: Negamos o Senhor quando negamos nosso envolvimento com a igreja.
• Eu vou à igreja apenas por costume.
• Eu sou crente, mas nada me impede de dar um jeitinho nos negócios.
• Eu gosto dos cultos, mas não sou batizado.

7º Negou conhecer a Deus e Sua identidade.

Uma vez que negamos o envolvimento passamos a negar o conhecimento. Mt 26:71-72 - O último estágio é quando negamos a identidade. É quando dizemos: “Minha família é crente, mas eu apenas vou ao culto...”- Mt 26: 73-74

O arrependimento (Lc 22:61-62)

Se você tem passado por este processo de queda você precisa se arrepender como Pedro fez: Veja o olhar amoroso e perdoador de Jesus para seu discípulo. Lembre-se das palavras do Senhor e saia do lugar de negação destas palavras. Por fim arrependa-se de todo o coração. 





Gostou? Deixe seu comentário abaixo!



Um comentário:

  1. Essa palavra é bênção,hoje compartilhei na minha célula,creio que Deus falou no coração de todos qui la estavam

    ResponderExcluir