segunda-feira, 12 de setembro de 2011

TRAZENDO A MEMÓRIA O QUE DÁ ESPERANÇA

Pr. Almir Dias

Lm 3: 21-26 - Quero trazer à memória o que me pode dar esperança. As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele. Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca. Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.

MT 12: O homem bom tira do tesouro bom coisas boas; mas o homem mau do mau tesouro tira coisas más.

Fl 4:8 Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. 9 O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco.




O QUÊ QUE TRAZIDO A NOSSA MEMÓRIA PODE NOS DAR ESPERANÇA?





1- AS MISERICÓRDIAS DO SENHOR.
Vs 22 As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim; 23 renovam-se cada manhã.

Não somos consumidos pelo Senhor por causa da grande misericórdia que ele tem por nós.

Imagine quanta coisa errada e quanta maldade ainda existe no nosso coração.

Como ás vezes tratamos as pessoas de maneira indevida!

Nós carecemos das misericórdias do Senhor.
MANIFESTAÇÕES DAS MISERICÓRDIAS DO SENHOR POR NÓS.
Bondade, amor e graça de Deus para com o ser humano, manifestos no perdão, na proteção, no auxílio, no atendimento a súplicas



2- A FIDELIDADE DO SENHOR ELA É GRANDE –
Vs 23b Grande é a tua fidelidade.
Fidelidade = Caráter confiável, qualidade de quem se pode confiar.


Cântico de Moisés - Dt 32:1 - Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca.2 Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a relva e como gotas de água sobre a erva.3 Porque proclamarei o nome do SENHOR. Engrandecei o nosso Deus. ..
4 Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os seus caminhos são juízo; Deus é fidelidade, e não há nele injustiça; é justo e reto.

Muitas vezes mostramos que confiamos mais nas pessoas que no Senhor.




3- A BONDADE DO SENHOR.

Vs 25 Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Sl 34:8 Oh! Provai e vede que o SENHOR é bom; bem-aventurado o homem que nele se refugia.

As pessoas estão tão acostumadas a escolher o que é ruim, que estão cegas para o bom, precisamos mostrar a elas o convite do Senhor.




4- A SALVAÇÃO DO SENHOR.

VS 26 Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.

O que a palavra está dizendo aqui é que devemos esperar que o Senhor nos ajude e nos justifique.

Jr 23:6 Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: SENHOR, Justiça Nossa.

Rm 8:33 Quem intentará acusação contra os eleitos de Deus? É Deus quem os justifica.







5- O SENHOR COMO NOSSA PORÇÃO.

Vs 24 A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.
Sl 16:1Guarda-me, ó Deus, porque em ti me refugio. 2 Digo ao SENHOR: Tu és o meu Senhor; outro bem não possuo, senão a ti somente.


Lc 10:38 Indo eles de caminho, entrou Jesus num povoado. E certa mulher, chamada Marta, hospedou-o na sua casa. 39 Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.40 Marta agitava-se de um lado para outro, ocupada em muitos serviços. Então, se aproximou de Jesus e disse: Senhor, não te importas de que minha irmã tenha deixado que eu fique a servir
sozinha? Ordena-lhe, pois, que venha ajudar-me.41 Respondeu-lhe o Senhor: Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas.42 Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.



Nm 18:20 O SENHOR Deus disse a Arão: —Você não terá terras nem propriedades em Israel, como os outros israelitas têm. No meio dos israelitas, eu sou a sua propriedade, a parte que você vai receber. NTLH



Como você pode trazer à memória aquilo que você não guardou?

Como você pode lembrar-se do que não leu ou ouviu?

Através da exposição do seu coração, tanto na leitura diária quanto em cada reunião onde a palavra estiver genuinamente sendo pregada, você estará armazenando a palavra de Deus no seu coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário