quinta-feira, 25 de agosto de 2011

TROPEÇANDO A LÍNGUA


1. Título: Um Pé de Guariroba

Ofereça um prêmio para quem falar três vezes sem tropeçar na língua, a seguinte frase:
"Um pé de GUARIROBA, bem GUARIROBADINHO, quem bem o DESEMGUARIROBAR, bom DESEMGUARIROBADOR será".

2. Título: Acerte o Tigre

Ofereça um prêmio para quem conseguir repetir três vezes e rapidamente a seguinte frase: “Um tigre, dois tigres, três tigres no trigal”.

3. Título: O Pé de Pedro

“O peito do pé de Pedro é preto. É preto o peito do pé de Pedro”. Peça para a pessoa falar três vezes aumentado a velocidade da voz.

4. Título: Falando Difícil

Prepare papéis com as frases abaixo, mas sem o significado. Distribua entre os participantes e peça para cada um ler enquanto os demais membros do grupo tentam decifrar o significado:
1 - Prosopopéia suave para acalantar bovinos.(Conversa mole pra boi dormir):
2 - Creditar recursos à conta de primata. (Pagar mico);
3 - Atingir, com a extremidade do membro inferior, o suporte de uma das unidades destinadas ao repouso em acampamento.(Chutar o pau da barraca);
4 - Arremessar-se sobre a presa com intenção de destruí-la.(Cair matando):
6 - Sequer considerar a hipótese de utilização de um pedaço de madeira.(Nem a pau);
7 - Sequer considerar a possibilidade da fêmea bovina acometer-se de fortes contrações laringo-bucais.(Nem que a vaca tussa);
8 - Proteger o filhote de eqüino da incidência de perturbação pluviométrica.(Tirar o cavalinho da chuva);
9 - Bucéfalo de oferenda não se questiona formação odôntica! (Cavalo dado não se olha os dentes). 4. Título: Palavras Proibidas Você já ouviu falar sobre o jogo das PALAVRAS PROIBIDAS? Então atenção para as regras: 1) Prepare uma lista de perguntas sobre o dia-a-dia de uma pessoa. 2) Escolha uma pessoa do grupo para responder às perguntas; 3) A pessoa não poderá usar como resposta as seguintes palavras: SIM - NÃO – NUNCA - SEMPRE - POSITIVO – NEGATIVO 4) A pessoa não deve mentir, nem responder algo sem sentido. Ela precisa responder corretamente de maneira criativa. Quando ela errar, passe para a próxima pessoa do grupo. (Você pode pedir para cada um fazer uma pergunta também)

5. Título: Antônimos

Explique para o grupo que ao falar os substantivos, e é claro sem dizer o antônimo dos mesmos, o membro para quem o líder apontar deve dizer o seu antônimo. É importante estimula-los a falar em voz alta e o mais rápido possível, como se fosse uma competição entre eles. Aí vão algumas palavras:, Guerra – Paz; Feroz – Manso; Gordo – Magro; Feio - Bonito; Triste – Alegre; Alto- Baixo; Noite- Dia; Claro- Escuro; Preto - Branco; Verde- ....
Certamente haverá alguns segundos de silêncio antes de surgir respostas como amarelo e azul, porém a resposta correta é maduro.

6. Título: Ditados Distorcidos

Escreva os ditados abaixo em tiras de papel, para que todos possam ler. Peça aos membros que criem sentenças para terminar os ditados. O novo ditado “distorcido” pode ser tanto engraçado quanto sério. Por exemplo: para o conhecido ditado “Quem tem boca vai a Roma” alguém pode acrescentar: “e quem não tem não vai além...”.
Aí vão alguns ditados para estimular a imaginação do grupo:
“Buscai primeiro o reino de Deus...”;
“Crentes não são perfeitos, são perdoados...”;
“ Quem sai na chuva é para se molhar...”;
“Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura...”;
“Cão que ladra não morde...”;
“De grão em grão a galinha enche o papo...”;
“Uma andorinha só não faz verão...”;
“Pedra que muito rola não cria limo...”, etc.
E muitos outros que você pode acrescentar para dinamizar sua reunião.

7. Título: Tautologia

A tautologia é um dos vícios de linguagem. Consiste em repetir uma idéia, com palavras diferentes. Veja alguns exemplo e acrescente outros:
1.Elo de ligação;
2. Acabamento fina;
3. Certeza absoluta;
4. Número exato;
5.Conviver junto;
6. Fato real;
7. Multidão de pessoas;
8.Amanhecer o dia;
9. Voltar atrás;
10.Abertura inaugural;
11. Atrás da retaguarda ;
12. Planejar antecipadamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário