quinta-feira, 10 de novembro de 2011

DISCÍPULOS FELIZES DE JESUS

O sermão do monte não é para os descrentes obterem a salvação, mas é para os crentes reinarem com Jesus. A salvação se obtém pela fé, enquanto reinar com Jesus é por meio das boas obras. O evangelho do reino é para os discípulos e não para a multidão.
O povo do reino reina em vida e reinará após o arrebatamento dos vencedores assim como somos familiarizados com as leis do nosso país, temos que estar familiarizados com a constituição do reino de Deus. O sermão do monte não é para pessoas excepcionais, mas para servos que querem andar segundo o padrão da palavra com a ajuda do Espírito Santo de Deus.

VAMOS VER AS QUALIFICAÇÕES DO POVO DO REINO.
Texto: Mt 5:1-2
Jesus falou para os discípulos. Você é discípulo?
OS BEM-AVENTURADOS SÃO OS FELIZES.
1- FELIZES SÃO OS HUMILDES DE ESPÍRITOS (Mt 5:3)
Ser humilde não é ser pobre, não é ser culturalmente ignorante, não é ser simplório e nem ser ingênuo. Humildade não é uma virtude natural. Ser humilde é ser livre do orgulho. (Lc 18-20-14 - Is 61:1 - Is 57:15 - Ap 3:17)
Humildade é quando reconhecemos que para chegar aonde chegamos, alguém teve que nos ajudar.
Humildade é quando reconhecemos que sem Deus não somos nada.
2- FELIZES OS QUE CHORAM POR CAUSA DA TRISTEZA SEGUNDO DEUS (Mt 5:4)
A sensação de que tudo que está bem, mesmo se há choro, é algo que só conseguimos segundo a vida que vivemos com Deus. Felizes são os infelizes. Esse choro não é por perdas ou por coisas naturais. A bíblia fala que Jesus chorou (Lc 19:41,42).
O choro de Jesus deve ser o nosso choro também. Que tipo de choro é esse? É o choro pelas vidas perdidas, pela dor alheira, pelas tragédias (Rm 12:15). 
É o choro pelas nossas fraquezas pessoais... (2Co 7:10)
Pra quem chora segundo o coração de Deus, recebe consolo (Ap 7:17 - Sl 126:6).
3 - OS MANSOS (Mt 5:5)
Ser manso não é ser complacente, mole, efeminado, gentil em toda situação, falar baixo, fraco. Ser manso é ser dócil, gentil, mas forte em Deus. quem é manso não esmaga a cana quebrada, quem é manso não deixa o irmão ser devorado pelos demônios e nem ser engolido pelo mundo, poque quem é manso as pessoas têm acesso a ele (Mt 11:28, 29).
4 - OS QUE TÊM FOME E SEDE DE JUSTIÇA (Mt 5:6)
Ter fome é essencial para crescer e se fortalecer. Na palavra de deus, a justiça tem pelo menos três aspectos:
a. A Justiça para com Deus - O homem clama para ser aceito por Deus. É a justificação pela fé, com base no sacrifício de Jesus na cruz por nós. O homem é pecador, mas em Jesus ele é salvo e perdoado.
b. A Justiça Moral - É a busca do caráter que agrada a Deus. É o desejo de andar na justiça segundo Deus e levar às pessoas na mesma situação.
c. A Justiça Social - É a busca da justiça contra a desigualdade social, contra a opressão dos poderosos para com os fracos, é a busca pela justiça dos que são injustiçados nos tribunais. É a busca pela justiça quando clamamos: Senhor venha o teu reino de justiça... é preciso ter fome.
5 - OS MISERICORDIOSOS (Mt 5:7)
O que tem fome e sede de justiça clama por juízo e punição, e o misericordioso clama pelo perdão. Aqui está o equilíbrio. Após haver punição e justiça, ele clama por aqueles que estão sendo julgados, condenados e rejeitados. A misericórdia é diferente da graça. Misericórdia é quando Deus não nos dá o que merecemos, e graça é quando Deus nos dá o que não merecemos. O que busca justiça pode se tornar um justiceiro se nele não manifestar a misericórdia segundo o Senhor. Devemos buscar sempre a justiça, mas sempre oferecer o perdão (Mt 6:12).
Atrás da misericórdia vem a graça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário