quinta-feira, 25 de agosto de 2011

QUEBRA GELO PARA EVENTO PONTE


1. Apresentação com eco:

Coloque o grupo em círculo e explique como será a apresentação: cada pessoa deverá dizer o seu nome fazendo um gesto. Em seguida todos deverão repetir o que ela disse e fazer o mesmo gesto. Por exemplo: “Meu nome é Carrlosssssssss”. Alguém se apresenta gritando e alongando o final do nome. Todos devem repetir a fala e o gesto. Outro Poderá dizer: “Meu nome é João” e em seguida bater palmas. Todos deverão fazer o mesmo e assim por diante. O líder deverá ser o primeiro a se apresentar de uma forma bem criativa para estimular os demais.

2. O Presente:

Como desenvolver a dinâmica: Estabelece-se o número de participantes e seleciona-se o mesmo número de qualidades para serem abordadas durante a dinâmica. (Se o grupo for muito grande faça com que pelo menos metade do grupo seja envolvido). Poderão ser introduzidas algumas que achar relevante dentro da situação e quem vive. A pretensão é que todos escolham uns aos outros durante a mesma, podendo acontecer de algum participante não ser escolhido. O presente: O organizador pode escolher como presente alguma guloseima como uma caixa de bombom com o mesmo número dos participantes, ou outro que possa ser distribuído por todos, no final da dinâmica. Este presente deve ser leve e de fácil manejo pois irá passar de mão em mão. Tente embrulhá-lo bem atrativamente com um papel bonito e brilhante para aumentar o interesse dos participantes em ganhá-lo. Disposição e local: Os participantes devem estar em círculo ou descontraidamente próximos. Início: O organizador com o presente nas mãos diz (exemplo): “Caros amigos, eu gostaria de aproveitar este momento para satisfazer um desejo que há muito venho querendo fazer. Eu queria presentear uma pessoa muito especial que durante o ano foi uma grande amiga e companheira e a quem eu amo muito”. Abraça a pessoa e entrega o presente. Em seguida pede um pouquinho de silêncio e lê o parágrafo

1. PARABÉNS: Você tem muita sorte. Foi premiado com este presente. Somente o amor e não o ódio é capaz de curar o mundo. Observe os amigos em torno e passe o presente que recebeu para quem você acha mais ALEGRE.

2. ALEGRIA! ALEGRIA! Hoje é festa, pessoas como você transmitem otimismo e alto astral. Parabéns, com sua alegria. Passe o presente a quem acha mais INTELIGENTE.

3. A inteligência nos foi dada por Deus. Parabéns por ter encontrado espaço para demonstrar esse talento, pois muitas pessoas são inteligentes e a sociedade, com seus bloqueios de desigualdade, impede que eles desenvolvam sua própria inteligência. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem lhe transmite PAZ.

4. O mundo inteiro clama por PAZ e você gratuitamente transmite esta tão grande riqueza. Parabéns! Você está fazendo falta às grandes potências do mundo, responsáveis por tantos conflitos entre a humanidade. Com muita Paz, passe o presente a quem você considera AMIGO.

5. Diz uma música popular que “amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, dentro do coração.” Parabéns por ser amigo, mas o presente... Ainda não é seu. Passe-o a quem você considera DINÂMICO.

6. Dinamismo é fortaleza, coragem, compromisso e irradia energia. Seja sempre agente multiplicador de boas idéias e boas ações em seu meio. Parabéns! Mas passe o presente a quem acha mais SOLIDÁRIO.

7. Parabéns! Você prova ser continuador e seguidor dos ensinamentos de CRISTO. Solidariedade é de grande valor. Olhe para os amigos e passe o presente a quem você considera ELEGANTE (bonito, etc...)

8. Parabéns! Elegância (beleza, etc...) completa a criação humana e sua presença torna-se marcante, mas o presente ainda não será seu, passe-o a quem você acha mais OTIMISTA!

9. Otimista é aquele que sabe superar todos os obstáculos com alegria, esperando o melhor da vida e transmite aos outros a certeza de dias melhores. Parabéns por você ser uma pessoa otimista! É bom conviver com você, mas o presente ainda não será seu. Passe-o a quem você acha COMPETENTE!

10. Competentes são pessoas capazes de fazer bem todas as atividades a elas confiadas e em todos os empreendimentos são bem sucedidas, porque foram bem preparadas para a vida. Essas são pessoas competentes como você. Mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você considera CARIDOSO.

11. A caridade é como diz o Apóstolo Paulo aos Coríntios: “ainda que eu falasse a língua dos anjos, se não tivesse caridade sou como bronze que soa, mesmo que conhecesse todos os mistérios, toda a ciência, mesmo que tomasse a fé para transportar montanhas, se não tivesse caridade de nada valeria. A caridade é paciente, não busca seus próprios interesses e está sempre pronta a judar, a socorrer. Tudo desculpa, tudo crê, tudo suporta, tudo perdoa”. Você que é assim tão perfeito na caridade, merece o presente. Mas mesmo assim, passe o presente a quem você acha PRESTATIVO.

12. Prestativo é aquele que serve a todos com boa vontade e está sempre pronto a qualquer sacrifício para servir. São pessoas agradáveis e todos se sentem bem em conviver.Você merece o presente. Mas ele ainda não é seu. Passe-o a quem você acha um ARTISTA.

13. Você que em o dom da Arte e sabe transformar tudo, dando beleza, luz, vida, harmonia a tudo que toca. Sabe suavizar e dar alegria a tudo o que faz. Admiramos você que é realmente um artista, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha que tem FÉ,

14. Fé é o dom que vem de Deus. Feliz de você que tem fé, pois com ela você suporta tudo, espera e confia porque sabe que Deus virá em socorro nas horas difíceis e poderá ser feliz. Diz o salmo 26 “O Senhor é a minha luz e minha salvação, de quem terei medo?”. Se você acredita e espera tanto de Deus, sabe também esperar e ter fé nos homens, e na vida e assim ser feliz. Mas o presente ainda não é seu, pois você não precisa dele. Passe-o a quem você acha que tem o espírito de liderança.

15. Líderes são pessoas que sabem guiar, orientar e dirigir pessoas ou grupos, com capacidade, dinamismo e segurança. Junto de você que é líder sentimos seguros e confiamos em tudo o que você diz e resolve fazer. Confiamos muito em você, que é líder, mas o presente ainda não é seu. Passe-o a quem você acha mais JUSTO.

16. Ser jsuto é colaborar com a transformação da nossa sociedade. Mas já que você é muito justo, não vai querer o presente só para você. Abra e distribua com todos, desejando-lhes FELICIDADES!
E assim o presente é distribuído entre todos!!!

3. Origem dos objetos ou palavras:

Use esse quebra-gelo criativamente para inteirar as pessoas no grupo. Antes da reunião, junte 10 ou mais objetos de tamanhos e formatos variados. Procure usar objetos diferentes, como um batedor de ovos ou uma máquina fotográfica, mais que sejam bastante usados. Coloque todos os objetos sobre a mesa.
Peça para algumas pessoas que escolham um objeto e contem a história como ela imagina que aquele objeto surgiu. Pode ser qualquer tipo de história: baseadas em fatos reais ou inventados; podem ser engraçadas ou sérias. (você pode usar nomes ao invés de objetos)
O líder deve começar para dar o exemplo: Como surgiu o nome VIOLINO? O rapaz que inventou esse instrumento tocava na rua e todos o admiravam. O rapaz se chamava LINO. Quando as pessoas sentiam falta dele perguntavam às outras: “você viu o Lino por aí?”. Daí começaram a associar o nome do instrumento ao rapaz.
BIGODE: A palavra bigode, surgiu do uso que os ingleses tinham de ao fazer uma promessa, puxar um fio dos pelos acima dos lábios superiores, e dizerem “BY GOD eu farei o que estou dizendo”. Mais tarde esse texto passou a constar nos contratos. Durante o período da colonização os portugueses passaram a usar a mesma frase no final dos contratos. Mas como não sabia a pronúncia correta em inglês falavam da forma que lia, e a pronuncia mudou para BIGODE.

4. Tiro pela culatra:

O grupo em círculo cada pessoa escolhe uma prenda que a pessoa da sua direita tem que pagar. Depois que todos tiverem escolhido o líder então anuncia: O nome dessa brincadeira é TIRO PELA CULATRA. Cada pessoa deverá praticar a tarefa, exatamente como foi escolhida para o pessoa da sua direita.
Moral: Nós nunca devemos desejar para os outros aquilo que não desejamos para nós mesmos.
8. Dinâmica de Apresentação: Esta dinâmica propõe um excelente "quebra gelo" entre os participantes também é ótima para gravação dos nomes de cada um.
Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer . Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela. (por exemplo João fala: “João”e em seguida bate palmas. Todos devem imitá-lo em seguida).
9. Sem Teto: Separar em equipes de três. Dois formarão uma casa com as mãos dadas e uma ficará dentro. Uma pessoa ficará sozinha. Quando ela falar casa, as casas deverão sair e procurar um morador. Quando ela falar morador os moradores deverão procurar uma casa.Quando falar bagunça todos deverão se misturar e formar novas casas e moradores. Quem ficar do lado de fora continuará a brincadeira.
10. FAÇA O QUE EU FAÇO...
Participantes em círculo. O primeiro inventa uma ação - coça a cabeça, estala os dedos, etc. O segundo, repete a ação do primeiro e acrescenta mais uma - tipo imita um carneiro. O terceiro vai repetir o que o 1o e o 2o fizeram e acrescentar mais uma e assim por diante. Coitado do ultimo, tem que lembrar de tudo e ainda fechar com chave de ouro.

5. A ESCULTURA: "Escultura"

Um participante trabalha com escultor enquanto os outro (s) ficam estátua (parados). O escultor deve usar a criatividade de acordo com o objetivo esperado pelo Coordenador, ou seja, pode buscar:
-estátua mais engraçada
-estátua mais criativa
-estátua mais assustadora
-estátua mais bonita, etc.
Quando o escultor acabar (estipulado o prazo para que todos finalizem), seu trabalho vai ser julgado juntamente com os outros grupos. Pode haver premiação ou apenas palmas.

6. DE QUEM SÃO AS QUALIDADES:

Cada um anota em um pequeno pedaço de papel a qualidade que acha importante em uma pessoa(não escreva o nome da pessoa só as qualidades). Em seguida todos colocam os papéis no chão, virados para baixo, ao centro da roda. Ao sinal, todos devem pegar um papel e em ordem devem apontar rapidamente a pessoa que tem esta qualidade, justificando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário