Texto: Lucas 10:25-37
Eu ajudaria, mas... Quem de nós nunca usou essa expressão? "Certamente, eu estou disposto a ajudar, mas preciso esperar pelo momento mais oportuno", "Eu ajudaria se fosse da minha família, ou se fosse um amigo ou se fosse alguém que pelo menos merecesse ajuda". "Eu não deixo na mão os meus amigos, mas não me sinto responsável por desconhecidos".
DESCULPAS PARA NÃO AJUDAR
Meditando nesse texto podemos perceber muitas desculpas que as pessoas dão para não ajudarem. Algumas destas desculpas se sobrepõem umas às outras e algumas vão em direções opostas porque há todo o tipo de desculpas que as pessoas usam para não se envolverem.
1- A CULPA É DELE - V.30
A primeira desculpa que as pessoas dão para não ajudar é exatamente essa: "porque ele tinha de passar por esse caminho? Sempre colocamos os porquês para darmos desculpas.
Quando seguimos essa linha de raciocínio nunca nos disporemos ajudar a ninguém.
2 - "EU AJUDARIA, MAS EU POSSO TER PROBLEMAS SE ME ENVOLVER" - V. 30
Certamente era uma situação que envolvia perigos e dificuldades para quem quisesse ajudar. Em casos assim as pessoas facilmente se escusam de ajudar por causa de algum risco que supostamente teriam.
3 - "VOU AJUDAR DA PRÓXIMA VEZ" - V. 30
No verso 30 lemos que os assaltantes deixaram o homem "meio morto". Às vezes não há "na próxima vez." O problema é que se algumas necessidades não forem supridas rapidamente, depois pode ser tarde demais.
4 - "NÃO É MEU ESSE TRABALHO." - Vs. 31-32
No verso 31 e 32 lemos que passava pelo lugar casualmente um sacerdote e depois um levita, mas ambos passaram ao largo. Qual seria a desculpa que eles usaram para não se envolverem?
5 - "EU AJUDARIA SE ALGUÉM TIVESSE ME PEDIDO". Vs. 33-34
No verso 33 lemos que um samaritano passou perto e, vendo o homem, compadeceu-se dele e se achegou para ajudar. Observe que ninguém lhe pediu para fazer coisa alguma, nem mesmo o homem que, por sinal estava desmaiado.
6- "NÃO SENTI NO CORAÇÃO" - V. 33
No verso 33 lemos que o samaritano se compadeceu do homem que havia sido assaltado. É lamentável, mas muitos cristãos se eximem de ajudar dizendo que não sentiram no coração fazê-lo.
7- "NÃO TENHO HABILIDADE PARA AJUDAR" - V. 34
No verso 34 lemos que o samaritano "pensou-lhe os ferimentos, aplicando-lhes oléo e vinho; e colocando-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e tratou dele".
8- "EU NÃO TENHO TEMPO AGORA." - V. 34
Certamente aquele homem também estava viajando a negócios e não tinha muito tempo. Mas mesmo assim ele cuidou do homem durante um dia inteiro e só partiu no dia seguinte (V. 35).
9- "EU NÃO TENHO CONDIÇÕES FINANCEIRAS DE AJUDAR." V. 35
Algumas vezes será exigido de nós disposição para algum tipo de sacrifício quando ajudamos o próximo. Na verdade não podemos dizer que amamos o próximo se não temos disposição de ofertar.
10- "EU POSSO AJUDAR, SE FOR POR POUCO TEMPO." - V. 35
Talvez a melhor desculpa seja justamente essa, pois a pessoa não está dizendo que não vai ajudar, mas não se dispõe a resolver todo o problema. Ela vai embora em paz porque pensa que fez pelo menos uma parte, agora os outros devem ajudar a completar a tarefa. Mas não foi assim que pensou o samaritano, ele ajudou completamente. Ele assumiu toda responsabilidade. Amou até o fim.
Pr. Almir Dias
Nenhum comentário:
Postar um comentário