quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Felizes Segundo o Senhor II

Texto: Mt 5:8-16
O sermão do monte não é para os descrentes obterem salvação, mas é para os crentes reinarem com Jesus. Salvação se obtém pela fé, enquanto reinar com Jesus é por meio das boas obras. Assim como somos familiarizados com as leis do nosso país, temos que estar familiarizados com a constituição do reino de Deus. O sermão do monte não é para pessoas excepcionais, mas para servos que querem andar segundo o padrão da palavra com a ajuda do Espírito Santo de Deus.

VAMOS VER AS QUALIFICAÇÕES DO POVO DO REINO.

6- FELIZES SÃO OS LIMPOS DE CORAÇÃO (Mt 5:8).
Os fariseus eram hipócritas, portanto temos que ser o oposto do que eles eram. não adianta mostrarmos exteriormente que somes corretos se no nosso coração há imundice. Há uma diferença entre estar puro e limpo. Limpeza está ligado a sujeira e pureza a mistura. Nosso coração pode ser limpo ou sujo e pode ser também limpo e com mistura. Quando o nosso coração tem misturas é porque há alguma impureza nele. O que pode trazer impureza para o nosso coração são as coisas que estão no mundo. Os limpos de coração verão a Deus, ou seja, terão revelação.
7- FELIZES SÃO OS PACIFICADORES (Mt 5:9).
Só podemos ser pacificadores se cumprirmos as bem-aventuranças. Ser pacificador é diferente de ser apaziguador. Pacificador é quando a paz tem um preço. Apaziguador quer paz a qualquer preço. Não abrimos mão da justiça, da palavra de Deus para ter paz. Não negamos o nome de Jesus para ter paz. Infelizmente alguns crentes fazem isso. 1Pe 3:11 e Rm 12:18. Só pode ser um pacificador aquele que tem o príncipe da paz dentro de si.
8- FELIZES SÃO OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DA JUSTIÇA (Mt 5:10).
1Pe 4:15-16 - A prática mundana é inimiga de Deus. Fechar os olhos para as coisas erradas do mundo para ter algum proveito ou para ter portas abertas, é perder o favor de Deus.
Lc 6:26 - Ai de vós= infelizes - Os falsos profetas são aprovados pelo mundo, não por Deus. Se formos perseguidos, que seja pela nossa integridade diante de Deus.
9- FELIZES SÃO OS PERSEGUIDOS POR CAUSA DO SENHOR (Mt 5:11).
2Tm 3:12. Se você é um crente radical você será perseguido. Todos sabem que você é crente ou você é um agente secreto do reino? 2Tm 4:2 - Não vamos calar.
HÁ UMA RECOMPENSA PARA OS VENCEDORES (Mt 5:13).
SOMOS SAL DA TERRA (Mt 5:13)
A igreja tem sal, o mundo não tem. Só temos poder de salgar se tivermos juntos - Vós sois está no plural - precisamos estar juntos. 
O SAL - dá sabor, produz sede, preserva da deterioração, arde quando colocado na ferida.
O SAL PODE PERDER O SABOR QUANDO É MISTURADO - a igreja não pode se misturar com o mundo.
A LUZ PODE SER ESCONDIDA.
PELO ALQUEIRE - Mt 5:14- está relacionado com comida- ansiedade pelo sustento físico.
DEBAIXO DA CAMA - Mc 4:21 - fala de ociosidade e sensualidade.
DEBAIXO DO VASO - Lc 8:16 - fala de vaidades do coração.
A LUZ PODE SER COLOCADA NUM LUGAR ESCONDIDO - Lc 11:33 - Fala da timidez em pregar o evangelho de Jesus que salva. Devemos nos qualificar para vivermos uma vida do reino. Como igreja devemos mostrar o poder do sal e o poder da luz. Juntos vamos mostrar isso no encontro dos 300. Paz para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário