segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

"QUANDO VOS REUNIS..."

Uma das preocupações que o Apóstolo Paulo tinha em relação à igreja era o momento em que eles estavam reunidos. Em cada epístola de Paulo vemos orientações da maneira que a igreja deveria se portar no memento de suas reuniões.
uma coisa que tem me deixado incomodado ultimamente são as nossas reuniões de célula. Muitas tem fugido (e muito) do padrão de uma célula forte. Muitas células quando se reúnem têm se conformado com reuniões extremamente religiosas, desprovidas de realidade espiritual. Outras se reúnem para apenas conversas superficiais e sem o peso da glória de Deus.

Por isso quero compartilhar algumas características de uma reunião de célula da maneira errada e da maneira correta.
ERROS COMETIDOS NUMA REUNIÃO DE CÉLULA (1CO 11:18-22)
1) FALTA DE PREPARAÇÃO E EXPECTATIVA PARA A REUNIÃO:
Deus não age quando não temos expectativa (Sl 37:4; Ef 30:20). Quando não temos expectativa por aquilo que Deus fará em nossas reuniões de c´lula certamente participaremos de uma reunião morna e sem fé.
2) AMBIENTE DESPREPARADO:
O anfitrião tem um papel fundamental em preparar o ambiente da célula. Televisão ligada em programas seculares, brigas, falta de realidade na vida deu um anfitrião impedem o mover de Deus na hora da reunião.
3) FALTA DE REVELAÇÃO PRO PARTE DOS MEMBROS:
Quando os membros da célula não sabem o porquê de estarem reunidos fica difícil a edificação da igreja como Deus espera. Para que a igreja seja edificada nas células, cada pedra viva precisa estar ajustada e colocada em seu devido lugar.
4) RELIGIOSIDADE:
Muitos de nossos membros têm ido as reuniões apenas para o cumprimento de uma tarefa religiosa, um ritual, uma missa. Eles sabem exatamente como a célula começa, anda e termina. Não há manifestação da multiforme graça de Deus e os membros, que ficam, se tornam vazios e presos à religião.
5) DESCONTRAÇÃO EXCESSIVA PERDENDO A IMPORTÂNCIA DA REUNIÃO:
Outro extremo é um reunião de célula desprovida de unção por causa da falta de peso de glória. Uma característica das nossas é a informalidade, contudo não podemos perder a seriedade de estarmos reunidos como igreja. Quando uma célula se torna sem peso de glória, os membros começam a andar somente pelo natural.
CARACTERÍSTICAS DE UMA REUNIÃO DE CÉLULA EDIFICANTE (1CO 14:26)
1) EM UMA CÉLULA DEVE HAVER PAIXÃO:
Uma reunião de pessoas apaixonadas é algo impactante. Quando os membros estão apaixonados pelo Senhor e pela sua obra a célula cresce e se multiplica.
2) EXPERIÊNCIAS COM DEUS:
A marca de uma célula forte é que os seus membros têm experiências vivas com um Deus vivo.
3) UNIDADE DE PROPÓSITO:
Quando uma célula se reúne, as pessoas precisam ter coisas em comum como: alvos, desafios, problemas, vitórias, etc. Para que isso aconteça é necessário haver unidade.
4) VIDA DE FAMÍLIA:
O principal objetivo de uma célula é viver em comunhão, como família. Sabemos que uma célula está vivendo como família quando é:
- um lugar de intimidade. (Gn 2.25)
- um lugar de aceitação.
- um lugar de perdão.
A sua célula tem vivido essa realidade? Se não, ore e trabalhe para que sua célula seja, de fato, uma extensão da igreja. 
Pr. Robson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário